segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A doçura do mundo


Dia desses, passeando por uma livraria em São Paulo, um livro me chamou atenção. A frase da capa anunciava "O melhor lugar do mundo é um só: perto daqueles que amamos". Me emocionei na hora, aquela frase fazia sentido pra mim.
O tal livro era A doçura do mundo, de Thrity Umrigar (autora do best-seller A distância entre nós), que conta a história de Tehmina Sethna, uma indiana que depois de ficar viúva vai morar com o único filho nos Estados Unidos.
Até aí nada demais. O problema é que o filho, Sorad, já vive no país há 10 anos e está acostumado com a cultura americana, tão diferente da sua. Mas quando Tehmina se vê obrigada a enfrentar e assimilar os novos costumes entra em um dilema. Afinal, será melhor privilegiar sua cultura e ficar longe do filho, ou aceitar os novos costumes e ficar perto de quem ama?

E pra você, quanto vale estar perto de quem se ama?

Serviço
A doçura do mundo, Thrity Umrigar
Nova Fronteira
304 páginas
R$ 39,90

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale tudo...Mas, questionaria outra coisa: Será que se ela escolhesse ir embora o filho iria com ela por amor? Preciso ler esse livro...

Anônimo disse...

Esse é o problema de nós ocidentais, porque escolher entre uma coisa e outra. A sabedoria está no meio. Por que não absorver a nova cultura e preservar o que há de bom na ancestral? O pensamento binário - ou isso ou aquilo - fomenta o maniqueísmo e o preconceito, ainda que positivo. Viva Edgar Morin, Krishinamurti e o Pensamento Complexo.