segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Por que é tão difícil dizer "eu te amo"?


Uma notícia divulgada hoje pela BBC faz qualquer um refletir sobre este assunto. Afinal, por que é tão difícil tanto para mulheres, mas principalmente para os homens, dizer "eu te amo"? A notícia conta a história de uma associação japonesa que ensina os maridos a dizer "eu te amo" para as esposas. Já pensou terem que ensinar alguém a dizer "eu te amo"?
Segundo a Nihon Aisaika Kyokai (Associação dos Maridos Devotados do Japão), o que torna este hábito tão difícil para os homens no Japão é que na época dos samurais, o homem que não dizia as três palavras mágicas tinha mais sucesso com as mulheres. E, de certa forma, isso se mantém até hoje. O homem japonês normalmente não diz "eu te amo" para a mulher na esperança de que, mesmo sem ouvir estas palavras, a esposa venha a perceber o que ele sente.
Ta certo, por mais estranho que possa soar a quem não está acostumado com a cultura japonesa, pelo menos eles tem um motivo. Mas e quanto a nós, brasileiros? Na sua opinião, por que é tão difícil dizer “eu te amo”?

6 comentários:

Clarissa Oliveira disse...

Olá, meu nome é Clarissa, tenho 34 anos e uma dificuldade imensa de dizer "eu te amo", tanto para meu marido, ou até para meus filhos. Talvez isso venha de infância, pois nunca ouvi minha mãe falar, ela nos criou sozinha e ficou um pouco amargurada. Confesso que esta dificuldade atrapalha muito. Sou uma pessoa carinhosa e tento expressar meu carinho, meu amor de váias formas, mas não consigo pronunciar essa frase tão comum.

sirlene disse...

geralmente reage-se de acordo com o q se sente.ou seja se sentimos raiva,demostraremos raiva,se sentimos carinho demostraremos carinho,se sentimos amor obviamente demostraremos AMOR.se não sentimos nada obviamente seremos indiferentes.só há dificuldade em dizer:EU TE AMO,quando não se sente amor,porq aí fica difícil não é mesmo?daí a dificuldade de dizer:EU TE AMO.

Anônimo disse...

Particularmente, não tenho medo de dizer "te amo" para ninguém. Mas, a maioria das pessoas nem se dá o direito de saber o que é o amor. Isso acarreta milhares de consequencias. Os casamentos não duram mais, os namorados não se respeitam, as famílias estão cada vez mais desestruturadas. Assim, fica difícil mesmo dizer e demosntrar que ama. Temos muito ainda o que aprender com os japoneses...

Anônimo disse...

Bom, pra mim é realmente muito difícil pois considero essa frase, a de maior poder no mundo...A mais bela e sincera também, por isso só diga quando tiver certeza ;)x

Anônimo disse...

Porque a sociedade atual não "aprova" o amor... ao contrário, nossa cultura diz que é melhor não amar ninguém e ficar "livre para aventuras" sempre.

Ai, que triste isso!

Anônimo disse...

Acho que o problema não é a fato de amar ou não amar, mas a dificuldade de dizer que ama. Tenho muita dificuldade de falar que amo, mas amo e muito minha família, meus amigos,.... A dificuldade está não em demonstrar, mas em dizer.